A empresa Caelum atua no ramo de desenvolvimento de sistemas e consultoria desde 2002, e vem desde então utilizando o Desenvolvimento Ágil como método de engenharia de software na produção de sistemas com linguagem de programação Java.
A Caelum nasceu ágil. Desde o princípio, desenvolvemos software entregando desde cedo e com frequência, colhendo feedback dos usuários o mais rápido possível e prezando pelo bem-estar de quem trabalha aqui. A nomenclatura de “ágil” veio mais tarde, mas já seguíamos o manifesto e os princípios intuitivamente.
Dada a resposta anterior, a empresa em si não teve um processo de adaptação: apenas seguimos com a cultura local. As pessoas que entravam rapidamente se acostumavam com nossa forma de trabalho, em contato constante com o cliente, mais liberdade e mais responsabilidade.
Na parte de processos não houve grandes mudanças pelos motivos apresentados na primeira pergunta. Na parte de práticas ágeis, contudo, sentimos que a programação pareada faz uma boa diferença na difusão de conhecimento. Testes automatizados e integração contínua dão confiança aos desenvolvedores. As revisões de software melhoram o design dos sistemas desenvolvidos e a refatoração constante evita que nossos códigos se transformem em grandes emaranhados de comandos desnecessários. As retrospectivas também são importantes, já que auxiliam na manutenção do bem-estar e do relacionamento, tanto dentro das equipes, quanto com os clientes.
Cecília Fernandes
Instrutora e Desenvolvedora – Caelum